quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Pro-postas

Aqui vai a minha "posta" com propostas para temas de trabalhos práticos.

Na minha opinião o principal interesse da pós-produção para fotojornalistas será o de melhorar a qualidade das imagens quando as condições de luz não são as mais favoráveis. No digital, as dificuldades põem-se quando há fraca luz e com temperaturas de cor "estranhas". Para vermos como se pode dar a volta a esse tipo de dificuldades, podemos muito simplesmente fazer uma reportagem fotográfica sobre o bar da escola. Pior luz que aquilo, só se formos para o bar inglês (irlandês?) ao lado, mas aí acho que não há mesmo luz que chegue - e arriscamo-nos a voltar para a aula sem condições de trabalhar muito mais :) ouvi dizer que têm uma cidra muito boa lá...

Depois há outras necessidades que não só as de trabalhar digitalmente as fotografias propriamente ditas. Como apresentar os trabalhos na web, quais são os requisitos para fazer um portfolio (Em CD? Em papel?), como é que as nossas imagens e apresentações vão ser vistas noutros sistemas (PC vs. MAC), essas coisas. Para isso vamos fazer o quê? Um portfolio, claro! Podemos inventar uma finalidade para o portfolio, para tornar a coisa mais "real", tipo uma candidatura a um trabalho para fotografar minerais.

E acho também que devíamos fazer uma fotonovela aqui neste blog. Cada dia uma pessoa diferente põe uma foto e um pequeno texto (tipo um parágrafo). O céu é o limite.

3 Comments:

At 4:28 da tarde, Blogger Alexandre Santos said...

Boas!!! Parece-me bem, tanto os temas que iremos dicutir depois no espaço aula, como a colocação no blog de uma foto ou imagem (estou sem máquina ;) por cada um de nós, fazendo uma pequena dissertação sobre esta.

 
At 9:44 da tarde, Blogger Syd said...

Fotonovela parece-me bem. Vamos encadear! ;)

 
At 3:42 da tarde, Blogger SkinStorm said...

Esta ideia do blog para a turma é excelente! Aposto que não foi nenhum prof...ai lá estou eu com o mau feitio! :)

 

Enviar um comentário

<< Home